Contato: 55 (31) 99611-5014

Translate

Exposição Re-Floresta

Re-floresta por Ailton Krenak:
        Gisele Moura é uma dedicada aprendiz de linguagens da natureza, estudando suas infinitas combinações, nas variadas formas de composição das mandalas, que estão presentes em suas criações artísticas nos últimos anos.

               Agora ela visita a paisagem das florestas, bosques de pétalas, caules, botões, flores e folhas, formando imagens outras da natureza, que invocam nossos cerrados, florestas, atlânticas matas quase esquecidas no cotidiano das grandes cidades, aqui e ali, iluminadas por um manacá ou ipê amarelo de alguma alameda abençoada. Uma artista que segue a trilha aberta pelos naturalistas que primeiro viram nossos bosques, desenhando sítios sagrados. O sagrado em plurais expressões tem sido a elaborada pesquisa das formas, que Gisele persegue com delicadeza e sensibilidade nos padrões que compõem o vocabulário de sua obra, já identificada por um público que cultiva a oportunidade de ver suas exposições.

               Podemos identificar a evolução destes estudos das formas, trabalhadas com afinco nas fases anteriores, e que vem revelar as ÁRVORES em suas poéticas manifestações, que surgem convocando nas pessoas das cidades uma ideia, de que é possível realizar a sua aventura humana e manter a natureza viva. Um manifesto, querendo plantar no coração de todas as pessoas uma bela floresta, feita de amor, música e celebração. Um gesto afirmativo da ideia de que poderemos apaziguar as cidades e seu espírito urbano, para que viva em paz com os outros seres vivos e sensíveis. Gisele pertence a uma linhagem de artistas que buscam a intimidade com as paisagens, como o poeta Manoel de Barros, que canta os invisíveis caramujos, bichos-pau, passarinhos.

               Em harmonia com a linguagem destas obras aqui reunidas, um pequeno poema do mestre  Rabindranath T agore:



             Quando morre uma flor, nasce uma semente;

             Quando uma semente morre, nasce uma árvore.

             Assim, a vida  CONTINUA O SEU CAMINHO, mais forte do que a morte.



            Com esta coleção a artista acena com boa vontade para os povos da floresta, ou aquela humanidade que por escolha própria, preferiu permanecer em estado de natureza e ainda hoje são chamados de silvícolas, da selva ou floresta: OS ÍNDIOS.


Ailton Krenak  (líder indígena, ambientalista, escritor)

Re-floresta por Gisele Moura:

     Cresci subindo em árvores, comendo fruta no pé.  Em praças, sítios, fazendas, parques, quintais... Elas são parte de mim. Viajava pelas estradas me encantando com matas, cerrados,  caatingas... em tantas formas e composições!
     Mesmo em grandes cidades, meus olhos dançam acompanhando seus galhos, transpondo e rompendo paredes de concreto. Gosto de seguir seu caminho e lembrar que existe o céu, além dos mais altos edifícios. De imaginar suas raízes, buscando, no fundo da terra, sua força.
     Sempre plantei árvores. Uso lápis, caneta, pincel... Planto em telas, papéis, guardanapos, desde que me entendo por gente. Também plantei sementes e vi o milagre da vida mudando de forma e tamanho, guiado por obra de um grande mistério!
       Plantar árvores é resistir ao deserto. É construir sentido, em sintonia com a terra. É existir junto com cada árvore que cresce, fincando raízes no chão e se abrindo em direção o céu. É fazer parte desse processo, que na medida em que se aprofunda, também se eleva.
     ‘Re-florestaré rever nossa relação com o meio ambiente e com nossa própria natureza, é reaprender a paciência criativa. É reinventar, guiados  pela força  de nossas próprias raízes.
       A exposição Refloresta nasceu do amor que cultivo pelas árvores. Da certeza do poder que existe em cada semente. Do desejo de ver crescer o verde que, em todas as formas, cheiros e tons, preenche os olhos, as vidas e os corações, fazendo renascer as fontes de água pura.

Gisele Moura

Exposição Re- Floresta em Formiga, MG
19 de outubro a 01 de dezembro de 2018


Exposição Re-floresta  
Centro Cultural de Contagem - MG
2 a 30 de Abril de 2019

Curso Desenho da Natureza e Consciência Ambiental
Centro Cultural de Contagem 

 Exposição Re-floresta  
Ataíde Ócios e Ofícios - BH/MG
7 de março a 7 de maio de 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário